terça-feira, 24 de maio de 2011

Exposição "O Berço"

exposição "o Berço"

 Uma belíssima noite. Assim poderíamos descrever a abertura da exposição “O Berço”, ocorrida no dia 03 de maio, às 19h no Museu de Venâncio Aires. O público foi recepcionado pelos artistas que, entregando pequenas bonecas de pano nas mãos dos visitantes, lhes diziam: tenham uma boa hora. A bibliotecária Rosária Garcia Costa fez uma contação de histórias, de sua autoria, para a referida abertura. Também estiveram presentes, Prefeito e Vice Prefeito Municipal, Secretária da Cultura, Esporte e Turismo, representantes do Conselho Municipal da Cultura e jornal Folha do Mate, que, junto ao NUCVA, são apoiadores deste projeto.
Três parteiras, entrevistas sobre este ofício, estiveram na abertura e uma delas, emocionada, disse: “Pensei que não viveria até que nossa profissão fosse valorizada assim”.
Idealizada por Voni Eidt, com a preparação e apoio conjunto do Núcleo de Cultura de Venâncio Aires, a exposição contempla 14 obras de artistas locais, os quais se utilizaram das mais diversas técnicas para exprimir os tantos significados traduzidos através do elemento “berço”, além de uma pesquisa sobre a temática. As obras foram dispostas em meio a um espaço que, com peças do acervo museológico, recriaram um antigo quarto, com instrumentos utilizados por parteiras, instrumentos clínicos, berço antigo, dentre outros. Músicas e histórias de ninar embalam a mostra.
No dia 05 de maio ocorreu “Diálogos da Arte na Maternidade” e no dia 16, duas psicólogas, Susan Artus Detterborn e Joana Puglia, se dirigiram até ao Museu de Venâncio Aires para uma conversa sobre a temática “Berço Vazio”. O bate-papo transcorreu por cerca de uma hora e meia, nas dependências da Casa de Cultura, contando com um grupo de interessados no assunto.
Os diálogos abordaram temas como a perda de filhos, a tristeza sofrida pela mãe em abortos, foram relatados fatos dos que estavam presente, relacionados sobre o assunto, as dificuldades enfrentadas por aquelas mãe que perdem o bebê ao nascer e daquelas que não assumem seus filhos... O resultado foi positivo, pois as profissionais envolvidas trouxeram boas considerações sobre esses transtornos ao público.
No dia 29 de maio haverá o encerramento da mesma através da programação “Berço e Poesia”, com a participação da Cia de teatro Afro Cena. O evento ocorrerá no Museu e é aberto ao público em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário