sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Acordes Harmônicos

O Nucva preparou uma exposição com diversos instrumentos musicais de sopro, cordas e foles! 
Venha! Visite-nos!
Ursula Esteves - Técnica em Acervo










sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Pátria Riograndense


Diga-nos um outro estado do Brasil em que seja tão forte o sentimento de pertencimento à terra quanto no Rio Grande do Sul. Realmente não há. 
         A exposição"Pátria Riograndense" foi idealizada pensando nesse personagem, o GAÚCHO, que muitas vezes se intitula mais gaúcho do que brasileiro. Um amor tão grande por essa terra, que ama desde guri, fazendo com que se aproprie de uma identidade cultural construída ao longo da história que o  destaca do restante dos estados positiva e/ou negativamente.
        Geralmente o gaúcho é visto pelos demais como egocêntrico por valorizar demais suas raízes, sua história, relembrar a bravura das guerras, mesmo não vencendo, como no caso da Revolução Farroupilha. Já houve visitantes que defendiam fielmente a posição dos farroupilhas dizendo que o Rio Grande do Sul deveria ser um país, algo que sabemos que não há possibilidade que aconteça, mas as opiniões existem, não é mesmo?
        O que queremos discutir aqui é: O QUE É SER GAÚCHO?
É vestir uma pilcha?
É desfilar no 20 de Setembro?
É participar de um grupo tradicionalista?
E quem não participa destes movimento... deixa de ser gaúcho? 
De onde vem este orgulho de ser Gaúcho, de dizer Tchê, de falar coisas que são apenas nossas, o nosso dialeto "gauchês"?

         Visite a exposição e busque entender e refletir sobre nós, os gaúchos!
Abraços,
Andréia